quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Pintado com mlho de Maracujá


Ingredientes:
- 700g de filés de pintado
- 2 limões espremidos em suco
- 1/2 colher das de sopa de sal
- 1/2 xícara das de chá de azeite
- 2 maracujás grandes
- 3 colheres das de sopa de mel
- 1 xícara das de chá de água
- Suco de 1/2 limão

Modo de preparo:
Corte os filés de pintado em pedaços grandes. Tempere-os com o limão e o sal e deixe descansar por 15 minutos. Esquente o azeite e grelhe os peixes por 4 minutos de cada lado. Reserve. Corte os maracujás e retire a polpa. Ponha a polpa em uma panela, adicione o mel e ferva por 2 minutos. Acrescente a água e o suco de limão e cozinhe por 5 minutos, até engrossar. Com uma escumadeira, retire as sementes e sirva com o peixe. Para o molho, esquente as sementes em uma frigideira e deixe torrar por 1 minuto. Salpique sobre o peixe ao servir.

Escondidinho

Essa é a receita original do escondidinho!
Escondidinho de carne de sol
Escondidinho de carne de sol
INGREDIENTES
1 kg de mandioca cozida
1,5 kg de carne de sol fresca
Leite (cerca de 1 litro)
Duas colheres de manteiga
100g de queijo parmesão ralado
Cebola
í“leo para fritar a carne
MODO DE FAZER
Coloque a carne numa vasilha com água gelada por cerca de 4 horas, não precisa ser muito tempo, senão a carne fica muito sem sal. Corte a carne em pedaços bem pequenos (menor do que para estrogonofe), e fite numa frigideira grande em duas levas, se gostar de cebola frite também usando a mesma panela.
Bata a mandioca cozida no liquidificador com o leite. Faça isso aos poucos tomando cuidado pra massa não ficar muito dura e seu liquidificador pifar. Depois aqueça a manteiga, junte a mandioca batida e metade do queijo, deixe em fogo baixo até cozinhar, mexendo sempre.
MONTAGEM
Coloque metade da carne frita no fundo de uma refratária grande, depois faça uma camada com metade do purê de mandioca, coloque a outra metade da carne, a outra metade do purê e por último polvilhe o queijo ralado.
Asse em forno médio alto até dourar, sirva quente!



Bacalhau à mineira


Eu adoro bacalhau. Decidi experimentar algo diferente, e por coincidência tinha visto essa receita, da grande vencedora de um recente concurso do programa Terra de Minas (Rede Globo), a Rita de Cássia. Parabéns para ela pela receita. A original você encontra aqui, sem tirar nem por. Eu fiz uma quantidade bem menor. Pessoalmente achei o prato com ingredientes demais, o que dá um resultado final bem caseiro. Algo bem família mineira mesmo, e que nem combina muito com vinho.
??300g de bacalhau desalgado, limpo e desfiado
?1/4 queijo minas ?
Castanha-do-Pará picada a gosto ?
2 colheres sopa uva passa escura
2 colheres sopa uva passa clara
?50 g de azeitona preta
50 g de azeitonas verdes ?
Alho laminado a gosto ?
200 g de massa de tomate ?(usei molho de tomates frescos)
1/2 pimentão verde ?
1/2 pimentão amarelo ?
1/2 pimentão vermelho
?1 cebola
Batata palha a gosto
?Azeite a gosto ???
rende 4 porções
Coloque o bacalhau de molho por 24 horas, trocando a água 4 vezes, para dessalgá-lo. Coloque-o para ferver, depois deixe esfriar um pouco, desfie e reserve.
Corte pimentões e a cebola em tiras finas, pique azeitonas e o alho. Numa frigideira grande, doure metade da cebola e o alho no azeite; acrescente o bacalhau desfiado e frite por 5 minutos. A seguir, acrescente metade dos pimentões e a massa de tomate, e em seguida as azeitonas. Enquanto isso, rale o queijo minas. Deixe a mistura no fogo até que os ingredientes fiquem bem amigos uns dos outros.
A seguir, monte a sua travessa da gula. Passe bastante azeite no fundo, depois vá intercalando camadas de queijo ralado, bacalhau, cebola com pimentões e passas, e batata palha, até finalizar, com uma camada de queijo por cima. Leve ao forno por 20 minutos. Ao retirar, salpique a castanha picada e sirva. E agradeça: Rita, você está de parabéns

Comida mineira- Pernil assado



- 3 colheres, das de sobremesa, de tempero mineiro completo
- lascas de 7 ou 8 azeitonas
-100g de bacon em cubos
- 10 dentes de alho descascados
-1 cebola pequena em meia lua
-1 tomate maduro, em meia lua

Para a marinada
- 1/2 garrafa de vinho tinto seco, de boa qualidade
- 1 galho de alecrim por quilo de carne = 5 galhos
- 1 galho de manjericão por quilo de carne = 5 galhos
- meio maço de cheiro verde
- 1 colher, das de sopa, de açúcar - eu uso mascavo ou demerara
- 1 colher, das de sopa, de sal grosso
- 1 xícara de azeite
- suco de 1 limão ou 1 laranja
- 1 cebola
- Um saco plástico próprio para culinária, bem grande.
- Papel alumínio, para assar.

Modo de fazer

Em uma travessa junte a cebola, o tomate, o bacon, o alho e as azeitonas, tempere com uma pitada de tempero completo e azeite e reserve.
Limpe bem o pernil e faça furos com uma faca bem afiada. Passe o tempero completo em toda a carne.
Preencha cada corte da carne com uma porção do recheio (1 dente de alho, 1 cubo de bacon, 1 fatia de cebola, 1 de azeitona e 1 de tomate, por furo).
Bata todos os ingredientes da marinada no liquidificador.
Coloque o pernil em um saco plástico e cubra com a marinada.
Amarre bem o saco e deixe na geladeira, virando e sacudindo o saco 3 vezes ao dia, por 2 ou 3 dias.
Passado esse tempo retire o pernil do saco plástico, coloque em uma assadeira, cubra com alumínio ( a parte fosca pro lado de fora) e leve ao forno, pré aquecido em temperatura média, por 3 horas.
Retire o alumínio, e espete um garfo no centro da carne. Se o caldo sair transparente o pernil já está assado, regue a carne com o caldo que se formou, aumente a temperatura do forno e deixe a carne por mais 1 hora, ou até que ele fique bem corado.
Se ao espetar a carne o caldo sair vermelho ou rosado, tampe novamente com o alumínio e leve ao forno por mais 30 ou 40 minutos antes de colocar para corar.
Coe o caldo que se formou na assadeira, desengordure e engrosse com um pouquinho de farinha de trigo e sirva acompanhando o pernil.

Leitão recheado à pururuca à moda de D. Eloíza

http://memoriasgastronomicas.com.br/wp-content/uploads/2011-mar-leitoa-recheada1.jpg
Leitão recheado à pururuca à moda de D. Eloíza
- 1 leitão de leite (cerca de 6 quilos) desossado (você pode pedir ao seu açougueiro para fazê-lo deixando apenas as patinhas e a cabeça) – a minha mãe trouxe este de Minas, pois o açougueiro já conhece como ela gosta…
- 300g de presunto
- 600g de lombo
- 600g de linguiça de pernil
- 200g de alcaparra
- 100ml cachaça
- 1l de vinho branco
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- 40g de alho (cerca de 7 dentes)
- 4 folhas de hortelã pimenta
- 4 colheres de sopa rasa de sal
- 3 pimenta dedo de moça picadas bem miudinhas (com a semente)
- 1 colher de café de cominho
- suco de 1 limão grande
- pimenta do reino a gosto
- 2 ramos de tomilho, louro e alecrim frescos
- linha e agulha para fechar o leitão
- 2 maçãs pequenas
Modo de preparo:
- Para preparar o tempero: colocar no processador ou socador o alho, a pimenta do reino, o cominho, a hortelã-pimenta, o sal e o suco de limão. Triturar. Deste tempero, retire uma colher de sopa e reserve para o recheio. O restante será utilizado no leitão. Pegar a cachaça e mistrurar 80ml no tempero do leitão e os outros 20ml no tempero do recheito.
- Para o leitão: Pegar o leitão já desossado e lavá-lo bem em água corrente.  Passar o tempero sobre toda a sua carne (parte interna) espalhando bem. Deixar neste tempero, dentro da geladeira por no mínimo 2 horas.
- Para o recheiro: Cortar (ou processar) o lombo e o presunto bem miudinho. Pegar a linguiça, retirar toda a sua pele e misturá-la às demais carnes.  Colocar o tempero que estava reservado, acrescentar as pimentas dedo de moça já picadas miudinhas, as alcaparras (sem o líquido). Misturar tudo.
Rechear o leitão preenchendo todos os espaços onde havia ossos com a mistura. A barriga deve ter bastante recheio, mas não pode ficar estufada, pois corre-se o risco de romper durante o cozimento. Após rechear, fechar a barriga do leitão costurando cuidadosamente.
Colocá-lo é um tabuleiro já na posição  de servir, protejer as orelhas e o rabilho com um pedaço de papel alumínio (parte brilhante virada para fora), espalhar os raminhos de ervas frescas embaixo e nas laterais do leitão. Colocar uma das maçãs na boca. Untar o couro da parte superior do leitão com o azeite e colocar 2 copos do vinho branco no fundo da assadeira. Fechar com papel alumínio e levar para assar em forno pré-aquecido a 210 graus.
Depois de 2 horas, tirá-lo do fogo, verificar se o vinho diminuiu muito, regar toda o leitão com este caldo e acrescentar mais um pouco de vinho e fechá-lo novamente com o papel alumínio. Levar para assar novamente. Após 1 hora, repetir este processo. Nesta fase, tirar o papel alumínio (manter apenas os que cobre orelhas e rabo) e deixá-lo assar por cerca de mais 1 hora.
Depois disso, deixá-la descansando no forno desligado até a hora de servir.  Na hora de servir, pururucar  o couro do leitão (aquecer até aparecer bolhas) com um maçarico – sugiro este processo pois a carne ficará mais leve. Porém, se você não tiver o maçarico, pegue 1 litro de óleo e leve-o ao fogo para aquecer. Para saber o ponto de pururucar, jogue um palito de fósforo dentro o óleo que deverá ascender imediatamante. Isso ocorredo você já pode jogá-lo cuidadosamente, com uma concha sobre o leitão que deverá estar em uma grade sobre um tabuleiro limpo. Esta operação deve ser feita com muito cuidado para evitar acidentes.
Na hora de servir, retire a maçã que foi assada na boca do leitão e substitua pela outra fresca, bem vermelhinha.
Está pronta esta delícia! Eu sirvo sempre com uma saladinha de couve bem fina (ou a couve refogada) e com um acompanhamento adocicado: molho de jabuticaba combina super bem e, desta vez fiz um purê de maçã com maracujá que ficou divino!
Áh! Mais uma dica, na hora de servir, fatiar bem fininho com uma faca super afiada ou com faca elétrica.
Bom apetite!

Kafta mineira ao molho Barack Obama


  Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa

Kafta mineira ao molho Barack Obama é tira-gosto do boteco Ali Ba Bar (Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa)

- 1 tira de bacon (grossa e sem pele) para a massa
- bacon fatiado (fino) para o recheio - salsinha, hortelã, canela em pó, pimenta síria, zatar, alho e sal
- 1 colher de sopa de açúcar para o molho
- 1/2 cebola de cabeça ralada bem fininho
- 200g de mandioca já cozidas
- 200ml de manteiga de garrafa
- 2 folhas de couve picadinha bem fininho (cabelo de anjo).
- 2 tâmaras sem caroços (em corte bem fino)
- 1 pimenta dedo de moça vermelha picada (sem sementes).
- 1 raminho de salsa crespa
- 1 raminho de hortelã

Modo de Preparo
Massa - passe na máquina de moer a carne de boi e depois a de porco, junto com a fatia de bacon mais grossa. Junte os ingredientes (salsa, horlelã, pitadas de canela, pimenta síria, zatar, alho e sal). Moa novamente e reserve. A massa da kafta já está pronta.

Enformar as kaftas - forme nas mãos pequenos discos da massa e recheie com o bacon. Frite levemente em azeite próprio para frituras e reserve.

Molho - queime (pouco, para não amargar muito) o açúcar em um fio de azeite. Junte a cebola ralada, um dente de alho também ralado ou mascerado e 300ml de água e deixe reduzir em fogo médio, até ficar cremoso. Junte as kaftas ao molho ainda quente.

Preparo da mandioca - ferva a mandioca na manteiga ou na água. Lembre-se, a mandioca deve ser previamente cozida.

Montagem do prato
Monte de um lado as kaftas e do outro a mandioca, sem misturar ambas. Misture as tirinhas de tãmaras, a couve, e semeie por cima de tudo. Decore com a pimenta picada, o raminho de salsa crespa e a hortelã.

Carne de Porco à Alentejana





Ingredientes:
| Carne de Porco partida aos cubos
| Massa de pimentão ou vinha d'alho
| 4 dentes de alho
| 30 gr. de azeite
| 75 gr. de bacon partido aos bocadinos
| 200 gr. de Vinho branco
| 1 Linguiça
| 2 Salsichas frescas
| Alho francês
| Cenoura
| Amêijoa vietenamita q.b. (esta qualidade vem já sem areia)
| Coentros ou salsa e pickles para colocar por cima

Preparação:
Tempera-se a carne com sal, o alho laminado e o pimentão. Aguarda 1 hora.
Coloca-se as cebolas e os alhos no copo e picam-se 6 seg. vel. 5
Junta-se o azeite, a linguiça partida às rodelas, o alho francês às rodelas e o bacon, programa-se 5 min. temp. varoma vel. 1.
Segue-se a carne, as salsichas frescas, a cenoura e o vinho branco 35 min. temp. varoma, vel. colher inversa.

Na varoma colocam-se as amêijoas, temperadas com um pouco de sal e folha de louro (eu não usei amêijoas)
Fritam-se batatinhas aos cubos e junta-se tudo.

Receita de Carne Moída a Parmegiana

  • 1 kg carne moída
  • 2 cebolas picadas
  • 2 tomates picados
  • sal a gosto
  • cebolinha verde
  • salsinha
  • óleo
  • orégano
  • 2 ovos
  • farinha de rosca
  • queijo mussarela

Modo de fazer:
Despeje numa tigela a carne moída, o sal, a cebola, o tomate, a salsinha e a cebolinha verde e mexa bem.
Faça bifes e passe cada um no ovo e farinha de rosca e frite.
Depois dos bifinhos fritos coloque numa travessa que possa ir ao forno com o queijo por cima.
Por último faça um molho com cebola, tomate e massa de tomate e despeje por cima do queijo, e a gosto o orégano.
Ponha no forno para derreter o queijo.

Rolo de Carne Especial Coberto com Queijo e Bacon


Deite numa tigela larga carne picada ( da sua preferência), à parte pique bem fininho, cebola, alho,um pouco de pimento vermelho, cenoura, tomate e uma ramo de cheiros a gosto. Pode efectuar este processo na 1.2.3 ou comudamente na Bimby, o importante é que fique tudo bem picadinho mas não em papa. Depois incorpore esta mistura na carne e envolva, tempere com sal, um pouco de pimenta moída na hora e ervas de cheiro secas. Juntar 1 ou 2 ovos conforme a porção que está a fazer, e adicionar pão ralado envolvendo bem até obter uma liga que possibilite moldar um rolo. Unte um tabuleiro e polvilhe com um pouco de pão ralado, coloque o rolo e polvilhe este também com pão ralado. Regue com um pouco de azeite e leve ao forno pré aquecido a 180º. Deixe cozinhar a gosto.
Entretanto prepare um molho juntando: 2/3 xícara de catchup, 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã, um pouco menos de 1/2 chávena de água, 2 colher (sopa) de molho inglês e 1 colher (sopa) de açúcar.
Quando o rolo estiver quase no ponto retire do forno regue-o com o molho que preparou e por cima coloque fatias de queijo e bacon. Leve de novo ao forno por uns minutos apenas para que o queijo derreta um pouco.
Este rolo fica muito suculento por dentro e é muito saboroso.

Paella de Antonio Bnaderas


 
INGREDIENTES
2 colheres (sopa) de azeite
3 tomates sem sementes picados
100 g de pimentão vermelho picado
100 g de pimentão verde picado
½ kg de peito de frango em pedaços
1/2 kg de filé mignon em cubos
2 xícaras (chá) de arroz carnarolli ou arbório
6 xícaras (chá) de caldo de camarão, frango ou carne
Suco de 1 limão
Sal a gosto
4 dentes de alho picados
Açafrão a gosto
Salsinha picada a gosto
1/2 kg de camarão médio limpo, temperados com sal e pimenta do reino
10 lagostins, temperados com sal e pimenta do reino
12 camarões grandes pré-cozidos
Tiras de pimentão verde e vermelho
MODO DE PREPARO

Em uma paelleira (panela especial para paella), em fogo médio aqueça 2 colheres (sopa) de azeite e coloque 3 tomates sem sementes picados, 100g de pimentão vermelho picado e 100g de pimentão verde picado e doure.
Junte ½ kg de peito de frango em pedaços, 1/2 kg de filé mignon em cubos (se quiser coloque também carne de porco em cubos) e doure também.
Afaste as carnes douradas até as bordas da paelleira e no centro coloque 2 xícaras (chá) de arroz carnarolli ou arbório. Deixe dourando até pegar um pouco no fundo da paelleira (isso dá um gosto bem especial).
Depois de quase grudar no fundo da paelleira acrescente 6 xícaras (chá) de caldo de camarão, frango ou carne, suco de 1 limão e sal a gosto. Junte 4 dentes de alho picados amassados em um pilão com açafrão e salsinha picada e cozinhe por 10 minutos.
Reprodução Site Mais Você / Foto: Daniela Meira

Salada de Bacalhau


 
INGREDIENTES

1kg de bacalhau
1 cebola cortada em rodelas
200ml de água
2 colheres (sopa) de vinagre
300g de grão de bico cru
Azeite a gosto
Sal, se necessário
Cheiro verde para decorar
Azeitonas pretas para decorar
MODO DE PREPARO


Deixe o bacalhau de molho de um dia para outro, trocando a água 3 vezes para tirar o sal. Desfie o bacalhau em lascas (pequenas ou médias). Reserve.
Coloque a cebola cortada na água com vinagre por cerca de 30 minutos. Esprema em um pano branco. Reserve.
Deixe o grão de bico de molho por 3 horas. Retire a pele e cozinhe sem tempero em uma panela comum por 10 minutos após a fervura ou na pressão por 5 minutos. Escorra.
Misture o bacalhau em lascas com a cebola e o grão de bico e coloque em um prato de servir sobre um mix de folhas verdes. Decore com cheiro verde picado e azeitonas, tempere com sal e azeite a gosto e sirva com pão e um bom vinho.
Reprodução Mais Você

Tiramissu Fake

Pronto em: 5 minutos
Ingredientes:1 pote (500 g) de mascarpone
150 ml de vinho licoroso de colheita tardia
1 colher (sopa) de casca de laranja ralada
1 xícara de café quente, adoçado a gosto
8 colheres (sopa) de chocolate meio amargo ralado
1 pacote de biscoito champanhe
Modo de preparo:
Em uma tigela, misture o mascarpone com o vinho e a casca de laranja. Distribua o café entre quatro xícaras. Por cima, despeje o creme de mascarpone. Polvilhe com o chocolate ralado e sirva com o biscoito. Rende 4 xícaras.

Cordeiro com manteiga temperada e purê



Pronto em: 1 hora + geladeira
639 calorias em cada Porção
Ingredientes
Para a manteiga temperada
200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de alecrim fresco, picado
Para o purê1 kg de abóbora japonesa, sem casca, cortada em cubos
2 xícaras de água
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
Sal a gosto
Para o cordeiro1 kg de carré (bisteca) de cordeiro
4 dentes de alho picados
Sal e pimenta-do-reino a gosto
4 colheres (sopa) de azeite
Ramos de alecrim para decorar
Modo de preparo
Prepare a manteiga temperada
Em uma tigela pequena, misture a manteiga com o suco de limão e o alecrim. Embrulhe em filme plástico, formando um rolo, e leve ao freezer por uma hora ou até endurecer bem.
Prepare o purê Em uma panela, cozinhe a abóbora na água até ficar macia. Es corra e passe pelo espremedor (ou processador). Volte à panela, adicione a manteiga e sal, misture e reserve.
Prepare o cordeiro Em uma tigela grande e funda, tempere a carne com o alho, sal e pimenta-do-reino. Em uma frigideira de fundo grosso, aqueça o azeite e frite aos poucos as bistecas, em fogo alto, por três minutos de cada lado ou até atingirem o ponto desejado. Sirva com rodelas da manteiga temperada gelada e o purê de abóbora aquecido, decorado com ramos de alecrim. Rende 6 porções.

Bolo de Liquidificador

bolo de liquidificador
Bolo de liquidificador: facílimo de fazer
Foto: Mauro Holanda
Preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: Fácil
Categoria: Bolo
Calorias: 221 por porção

Ingredientes

.200 g de manteiga derretida
.1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
.3 ovos
.3 xícaras (chá) de farinha de trigo
.2 xícaras (chá) de achocolatado tipo Nescau
.1 xícara (chá) de leite
.1 colher (sopa) de fermento em pó
Cobertura:
.1 lata de leite condensado
.1 e 1/2 xícara (chá) de achocolatado
.1 xícara (chá) de leite
.1 colher (sobremesa) de margarina
.chocolate granulado para decorar

Modo de preparo

Ponha no liquidificador a manteiga derretida e o açúcar. Bata bem. Junte o restante dos ingredientes, um a um, e bata após cada adição. Despeje em uma assadeira untada e enfarinhada e asse em forno médio preaquecido até que, ao enfiar um palito, ele saia seco. Retire do fogo e reserve.
Cobertura: leve todos os ingredientes ao fogo e mexa até engrossar levemente. Despeje sobre o bolo e polvilhe com o chocolate granulado.
Dica:uma pitada de noz-moscada dá um toque de sabor à massa.

Bolo Bem- Casado

Bolo Bem-casado
Bolo Bem-casado: vai resistir?
Foto: Rita Gonsales
Tipo de prato: Sobremesa
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: Médio
Categoria: Bolo

Ingredientes:

Massa: . 4 ovos
. 2 xícaras de farinha de trigo
. 2 xícaras de açúcar
. 2/3 de xícara de leite fervente
. 1 colher de café de essência de baunilha
. 1 colher de chá de fermento em pó
. 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro

Recheio:
. 2 latas de leite condensado
. 1 xícara de leite
. 1 colher de sopa de manteiga sem sal
. 4 colheres de sopa rasas de açúcar-mascavo

Modo de preparo:

Massa: Separe as claras e as gemas dos ovos em recipientes diferentes. Bata as claras em neve. Acrescente as gemas, uma a uma, sem parar de bater. Em seguida, coloque o açúcar e deixe bater até que a mistura fique branquinha. Ponha a essência de baunilha e, em seguida, desligue a batedeira. Misture a farinha bem devagar. Em seguida, despeje o leite fervente misturado ao fermento e torne a bater até formar uma massa homogênea. Coloque-a em forma untada e enfarinhada e leve ao forno, que deve estar pré-aquecido a 180 ºC. Deixe assar por uma hora.

Recheio: Misture todos os ingredientes e deixe em fogo baixo até que levante fervura. Corte a massa, já assada, em camadas e distribua o recheio entre elas. Para enfeitar, polvilhe açúcar de confeiteiro.

 Conteúdo do site GLOSS

Bolo-musse com marshmallow


Bolo-musse com marshmallow
Bolo-musse com marshmallow: o preferido do chef e apresentador Edu Guedes
Foto: Wagner Silveira | Produção: Regina Guidi
Tipo de prato: Sobremesa
Preparo: Demorado (acima de 45 minutos)
Rendimento: 20 porções
Dificuldade: Difícil
Categoria: Bolo
Calorias: 368 por porção

Ingredientes

. 7 ovos
. 4 xícaras (chá) e 2 colheres (sopa) de açúcar
. 1 xícara (chá) de manteiga
. 1 xícara (chá)  de leite
. 1 xícara (chá) de chocolate em pó
. 2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
. 1 colher (sopa) de fermento
. 1 xícara (chá) e 2 colheres (sopa) de água
. 1 xícara (chá) de chocolate meio amargo
. 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
. Chocolate ralado para enfeitar

Modo de preparo

1. Prepare a massa: bata 4 ovos com 2 xícaras (chá) de açúcar na batedeira.
2. Acrescente a manteiga, o leite e o chocolate. Coloque a farinha.
3. No fim, misture o fermento e leve para assar em uma forma untada com manteiga e farinha em forno médio.
4. Prepare a musse: derreta o chocolate em banho-maria e reserve. Bata 3 gemas até ficarem brancas.
5. Numa panela, ponha 2 colheres (sopa) de água e 2 colheres (sopa) de açúcar. Faça uma calda até ficar em ponto de fio.
6. Disponha esta calda sobre as gemas batidas e bata até esfriar. Acrescente o chocolate e misture bem.
7. Bata o creme de leite até ponto de chantili e misture tudo levemente até ficar homogêneo.
8. Corte o bolo horizontalmente, recheie com a musse e deixe o bolo firmar na geladeira por 6 horas.
9. Prepare o marshmallow: numa panela, coloque 1 xícara (chá) de água e 2 xícaras (chá) de açúcar e deixe ferver até a calda ficar em ponto de fio.
10. Quando a calda estiver quase pronta, bata 2 claras até ponto de neve e adicione a calda lentamente. Bata na batedeira até esfriar.
11. Cubra todo o bolo com o marshmallow e enfeite com chocolate ralado.
Dica: para deixar o bolo mais úmido, se necessário, despeje sobre a massa uma calda feita com 1 xícara (chá) de açúcar, 500 ml de água e 1 colher de chocolate em pó. Ferva tudo junto até tudo dissolver e deixe esfriar.
Receita do chef e apresentador Edu Guedes

Canelone de Carne Seca



Canelone de carne-seca
Canelone de carne-seca: esse é diferente mesmo
Foto: Ormuzd Alves
Preparo: Demorado (acima de 45 minutos)
Rendimento: 4
Dificuldade: Fácil
Categoria: Massa
Calorias: 991

Ingredientes:

. 200g de canelone cozido (16 unidades)
. 1Kg de carne seca dessalga, cozida e desfiada
. 4 colheres (sopa) de óleo
. 1 cebola média pequena picada
. 2 dentes de alho picados
. Sal e pimenta a gosto
. Salsa picada a gosto
. 1 lata de molho temperado
. 100g de mussarela ralada

Modo de preparo:

Em uma panela aqueça o óleo, doure a cebola e o alho. Junte a carne-seca desfiada e refogue por 5 minutos, mexendo para não grudar no fundo da panela. Tempere com o sal, se necessário e a pimenta. Desligue o fogo e misture a salsa. Deixe amornar e recheie os canelones. Unte um refratário com um pouco de manteiga e distribua os canelones. Cubra com o molho e por cima coloque a mussarela. Leve ao forno preaquecido a 200°C até aquecer bem e a mussarela derreter. Sirva em seguida.

Bife a Milanesa Recheado



Bife à milanesa recheado
Bife à milanesa recheado: a garotada vai adorar
Foto: Ormuzd Alves
Tipo de prato: Prato principal
Preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: Difícil
Categoria: Carne
Calorias: 497 por porção

Ingredientes

. 6 bifes grandes (alcatra, patinho)
. Sal e pimenta a gosto
. 150 g de mussarela fatiada
. 150 g de presunto fatiado
. 2 tomates cortados em rodelas
. 2 ovos batidos
. Farinha de rosca para empanar
. Óleo para fritar

Modo de preparo

1. Corte os bifes ao meio.

2. Com um martelo de cozinha, bata os bifes para afinarem. Tempere com sal e pimenta.

3. Sobre cada bife, coloque fatias de mussarela, presunto e rodelas de tomates.

4. Coloque outro bife por cima e feche com palito.

5. Passe no ovo, na farinha de rosca e frite no óleo quente até dourar. Sirva em seguida.

Torta Mil Folhas de Maracujá

Torta mil-folhas de maracujá


Conteúdo do site ANAMARIA

Torta mil-folhas de maracujá
Torta mil-folhas de maracujá: prepare com chantilly
Foto: Codo Meletti
Tipo de prato: Sobremesa
Preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: Médio
Categoria: Torta doce
Calorias: 801 por porção

Ingredientes:

. 1 pacote de massa folhada congelada (400 g)
Recheio:
. 1 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado
. 1 ½ xícara (chá) de açúcar
. 1 xícara (chá) de leite
. 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
. 1 xícara (chá) de chantilly batido sem açúcar
. Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo:

Abra a massa folhada seguindo as instruções da embalagem e corte-a em 2 retângulos iguais. Asse em forno preaquecido em uma assadeira levemente untada por cerca de 30 minutos, ou até dourar. Deixe esfriar.
Recheio: Leve ao fogo o suco, 1 xícara do açúcar e o leite até ferver. Junte o açúcar restante misturado com a farinha, mexendo até engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar. Junte o chantilly e misture bem. Monte o doce recheando as massas com o creme. Polvilhe açúcar e sirva em seguida.